Segundo Robbins (2003, p.89) “o ambiente organizacional é composto por forças e instituições externas a ela que podem afetar seu desempenho normalmente inclui fornecedores, clientes, concorrentes, sindicatos, organismos governamentais reguladores e grupos de interesses especiais”.
O ambiente de cada organização é diferente. Duas organizações do mesmo segmento podem atender clientes diferentes ex: montadoras de carros cada marca projeta seus veículos visando um tipo específico de cliente cada uma com designe diferente da outra.
O dado fundamental para se entender o ambiente organizacional é que ela cria incerteza potencial ou seja existem forças que mudam o ambiente como concorrentes inovando no mercado, novas regulamentações governamentais, são algumas variáveis que afetam suas atividades, para a administração o preferível é atuar em um ambiente estático onde há poucos agentes que influenciam no desempenho organizacional.
Sobre a incerteza ambiental constatou-se que existem três dimensões fundamentais no ambiente de qualquer organização: capacidade, volatilidade e complexidade.
A capacidade de um ambiente refere-se ao grau que ele pode sustentar o crescimento. Ambientes ricos e em grande índice de crescimento geram recursos excedentes, o que pode servir de proteção para a organização em tempos de crise econômica.
A volatilidade corresponde a um grau de mudança imprevisível que cria um ambiente dinâmico, no qual dificulta para a administração prever com precisão os resultados de várias decisões.
A complexidade no ambiente, ou seja, o grau de heterogeneidade e concentração entre os elementos ambientais. Ambientes simples são homogêneos e concentrados. Em um ramo onde há pouca concorrência é mais fácil acompanhar de perto o andamento das poucas unidades concorrentes, diferente de um ambiente caracterizado por heterogeneidade que são chamados de complexos, ou seja, há uma diversidade maior na concorrência, onde a busca por inovação e estar à frente é muito importante.
O quadro abaixo resume a definição de ambiente ao longo das suas três dimensões. As setas indicam o movimento em direção a maior incerteza. Por isso organizações que atuam em ambientes escassos, dinâmicos e complexos enfrentam maior grau de incerteza.
Fonte: FAC São Roque, Gestão de pessoas II.
Nenhum comentário:
Postar um comentário