quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O ambiente geral das organizações




                Segundo Silva (2001, p.54) “o ambiente geral também conhecido como macroambiente pode ser visto como forças indiretas do ambiente externo, estas forças são o ambiente econômico, tecnológico, sócio cultural, político legal e o internacional.

- Tecnológicos: podem causar impacto na organização de dois modos. Os desenvolvimentos tecnológicos podem influenciar o uso do conhecimento e de técnicas da organização na produção de produtos e serviços de uma organização.

Os desenvolvimentos tecnológicos também afetam as características dos produtos e serviços de uma organização. As forças tecnológicas requerem que a administração se mantenha à frente dos mais recentes desenvolvimentos, e, quando possível, incorpore os avanços para manter a competitividade da organização. Por causa das constantes mudanças na tecnologia, os desafios da administração e da organização se tornam mais difíceis de ser enfrentados.

- Econômicos: as forças econômicas são mudanças de estado refletidas na situação econômica, tais como taxas de inflação, taxas de desemprego, crescimento do produto interno, taxas de juros, etc. mudanças na economia causam tanto oportunidades como problemas aos administradores. Quando a economia está em crescimento muitas organizações aproveitam a demanda crescente de saídas e os recursos são mais facilmente disponíveis para expansões organizacionais. Já quando a economia se retrai, a demanda despenca, o desemprego cresce e os lucros encolhem.

- Político legais: o que caracterizam esse fator são as numerosas leis e autoridades, que exercem indireta, mas forte influência sobre a organização. A legislação dos governos federal e estadual afeta os salários e taxas que as organizações pagam, os direitos dos empregados e as responsabilidades da organização por danos causados aos clientes, pelos seus produtos.

- Sócio-culturais: são as mudanças no sistema cultural e social, que afetam as ações de uma organização e a demanda por seus produtos e serviços. As organizações deveriam monitorar as forças culturais e sociais porque estas forças externas são extremamente importantes para o seu desempenho. Atualmente está em evidência um interesse muito forte na preservação do ambiente, em função de uma conscientização pela maior qualidade de vida das pessoas.

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