domingo, 29 de novembro de 2015

Função Administrativa - Controle



 O controle é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e resultados alcançados para assegurar que o planejamento, organização e direção sejam bem-sucedidos. Ele está presente, em maior ou menor grau, em quase todas as formas de ação organizacional. Os administradores passam boa parte de seu tempo observando, revendo e avaliando o desempenho de pessoas, de unidades organizacionais, de máquinas e equipamentos, de produtos e serviços em todos os três níveis organizacionais: estratégico, tático e operacional.

Nível Estratégico: Os profissionais que atuam no Nível Estratégico, concentram-se na interação da empresa com o mercado e identificam ameaças e oportunidades e definem o que fazer para que possam ser gerados resultados, quer sejam em termos de Participação de mercado, Rentabilidade ou Eficiência interna.


Nível Tático: Os profissionais que atuam no Nível Tático concentram-se em desdobrar a estratégia planejando o como fazer, coordenando a realização das estratégias, considerando as diretrizes e a identidade como norteadores das ações junto a clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores, poder público, sociedade e meio ambiente, produzindo com isso o Plano Tático composto pelos planos de ação que serão levados ao nível operacional para execução.

Nível Operacional: Os profissionais de nível operacional são responsáveis por executar o Plano Tático, através da realização os padrões e das metas propostas nos planos de ação. A execução dos planos de ação podem gerar resultados positivos ou negativos, neste último caso cabe aos colaboradores de nível operacional atuar junto ao nível tático no sentido de corrigir procedimentos mal planejados ou mal executados, no primeiro caso cabe ao mesmo atuar em processos de melhoria para que novos patamares de resultados sejam alcançados.

O Processo de Controle

 O Controle consiste basicamente de um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado, sendo composto por quatro etapas ou fases, sendo que cada uma delas influencia e é influenciada pelas demais. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário